babosa

BABOSA: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA A PELE E O CABELO

E saiba como ter a planta em casa e extrair o gel corretamente


Eliane Contreras | Jul 30, 2020

Uma das plantas medicinais mais populares, a babosa é altamente alcalina, anti-inflamatória e antioxidante, além de cicatrizante, hidratante e regeneradora trazendo ótimos resultados para a pele e o cabelo. Por isso é bastante usada pela indústria de cosméticos, especialmente pelas marcas mais naturais. Quem tem a planta em casa, pode usá-la in natura, basta seguir alguns cuidados na colheita, extração do gel e aplicação.

Mais de 200 espécies

Existem mais de duzentas espécies, sendo que a Aloe barbadenses é a mais comum. Também conhecida como aloe vera, tem folhas largas, pontiagudas e carnudas – recheadas com um gel transparente e gelatinoso, rico em substâncias bioativas, minerais, aminoácidos e vitaminas A, C e E. A aloe vera é o tipo mais usado nos produtos cosméticos e também indicado para aplicação direta na pele, para tratar picada de inseto, queimadura de sol ou fogo, machucados, frieira, acne e irritações.

Uso caseiro

Cuidado com a aloína: presente entre a parte gelatinosa e a raiz da planta, é uma substância que tem uma certa toxicidade e, por isso, pode provocar alergia. Deixe a folha em pé, pendurada ou apoiada na pia com a parte mais fina para cima, por cerca de duas horas – tempo suficiente para a “baba” concentrada na parte inferior, próxima da raiz, escorra junto com a aloína. Faça isso sempre antes de usar o gel. 

Para potencializar os efeitos terapêuticos da babosa, o gel pode ser associado a um óleo vegetal. A autora do livro “Você pode ser mais feliz comendo” sugere misturar 3 colheres (sopa) do gel com 1 colher (sopa) de óleo de coco e passar depois da sessão de depilação. Ameniza a irritação e hidrata. A mistura também pode ser usada em assaduras. Experimente também uma máscara facial com gel, abacate e óleo vegetal (coco ou abacate) e aplique por 10 minutos.

Alimentos com aloe vera

Por causa das aloína, o consumo da babosa in natura não é aconselhável. Mesmo os alimentos, bebidas e qualquer outro produto pronto com aloe vera, ricos em substâncias bioativas capazes de estimular as enzimas digestivas e ajudar na eliminação de toxinas no fígado e intestino, não são autorizados pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). 

Como cultivar a babosa

Coletamos seis dicas do livro “Como não matar suas plantas” para você plantar e cuidar bem do seu pé de babosa:

1. A planta deve ficar num local com temperatura entre 10 °C e 24 °C. A babosa bem cuidada produz flores amarelas. 

2. O local deve ser iluminado. Pode ser próximo a uma janela que permita a entrada de bastante sol.

3. Na primavera e no verão, a rega deve ser feita quando a camada de 2 a 3 centímetros do substrato estiver seca, uma vez por semana. No inverno, regue de vez em quando. 

4. Adube uma vez na primavera e outra no verão.

5. O substrato deve ser bem drenado – quando plantar, junte pedriscos ou use terra para cacto na superfície para manter a base da planta seca e evitar que apodreça. Transplante apenas se crescer mais que o vaso. A planta produz mudas que podem ser mantidas ali ou cortadas na base, com as raízes, e replantadas individualmente. 

6. Atenção aos sinas:  

. Folhas retraídas e enrugadas – a planta precisa ser regada, mas não deixe o substrato muito molhado.

. Folhas ficando marrons ou avermelhadas – excesso de sol ou de água. Leve a planta para um lugar iluminado, sem sol direto, e regue menos. Se não resolver, verifique se as raízes estão danificadas.