colágeno vegetal

4 SUBSTITUTOS VEGETAIS AO COLÁGENO

Conheça opções de origem vegetal para combater a flacidez da pele


luiza archer* | Aug 30, 2021

Fabricado naturalmente pelo nosso organismo, o colágeno é a proteína que dá firmeza às fibras de sustentação da nossa pele, mas a produção não é sempre a mesma. Há uma queda de 1% a partir dos 25 anos – ou antes, para quem vive sob estresse constante, fuma, tem uma alimentação pobre em nutrientes, abusa dos doces e do sol. É por isso que muitos dermatologistas sugerem suplementar o colágeno em torno dos 30 e acham o consumo imprescindível depois do 50, quando a queda dessa proteína chega a 35%.

E os vegetarianos, como ficam?

Para quem não sabe, o colágeno é extraído do osso e da cartilagem de bovinos e suínos. Não existe uma versão vegetal! Como ficam os vegetarianos? A minha recomendação são os suplementos vegetais capazes de estimular a produção natural de colágeno e evitar sua degradação para prevenir e evitar a degradação e, com isso, prevenir e amenizar flacidez e linhas de expressão, além de melhorar a aparência da pele. Aliás, costumo recomendar os suplementos vegetais até para quem é onívoro – eles são tão (ou mais) eficientes, já que alguns estudos mostram que nem todo mundo absorve bem o colágeno. Detalhe: mesmo os suplementos de origem vegetal devem ser manipulados nas concentrações definidas por um profissional da área, de acordo com a necessidade de cada paciente. As cápsulas também devem ser de origem vegetal, sem lactose ou corantes, pois são componentes mais alergênicos.  

Como são suplementos manipulados, é importante que as cápsulas também sejam de origem vegetal, sem corantes (substâncias que agridem o colágeno presente no nosso organismo). 

Suplementos vegetais que preservam o colágeno natural

Estas são as substâncias (via oral) que recomendo para cuidar da firmeza e aparência da pele

1. Silício orgânico. Estimula o colágeno e fortalece cabelo e unhas. Existe opção vegana.

2. Vitaminas C e E, coenzima Q10 e astaxantina. Antioxidantes que ajudam na proteção do colágeno.

3. Ácido hialurônico. Hidratante que melhora a saúde e o viço da pele. Existe opção vegana.

4. Resveratrol. Anti-inflamatório e pró-longevidade.

Cuidados extras

Como o sol acelera a degradação do colágeno que a gente já tem, o uso de filtro solar é indispensável, assim como produtos com ativos antioxidantes. Ambos possuem versões naturais e veganas. Tratamentos realizados em consultório, como microagulhamento e peeling, também ajudam bastante a estimular a produção natural de colágeno – e não envolvem produtos de origem animal.